Terapia Reflexiva em casos de distúrbios alimentares e transtornos de imagem corporal
A Terapia Reflexiva é uma abordagem terapêutica que pode ser utilizada em diferentes demandas. Para o tratamento de distúrbios alimentares e transtornos de imagem, é importante que cada paciente encontre a abordagem que funcione melhor para si, sendo a terapia reflexiva uma de suas opções.
Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre esse tipo de terapia. Continue a leitura e confira!
O que é terapia e quais as suas contribuições para pessoas com distúrbios alimentares e transtorno de imagem corporal?
A terapia, de modo geral, desempenha um papel muito importante para lidar com distúrbios alimentares e transtornos de imagem corporal. Estas questões frequentemente têm raízes emocionais profundas, e a terapia oferece um espaço seguro para tratar essas questões.
A terapia ajuda os indivíduos a entender as crenças e fatores que favorecem distúrbios alimentares e transtornos de imagem corporal. Ela permite que os pacientes lidem de forma segura e acolhida com suas emoções e experiências.
Além disso, a terapia oferece suporte emocional, construindo a autoestima e promovendo a autoaceitação. Os terapeutas ajudam os pacientes a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis e auxiam na construção de uma relação equilibrada com a alimentação e o corpo.
O que é terapia reflexiva e Como ela pode atuar nesse contexto?
A terapia reflexiva, também conhecida como terapia de reflexão, é uma abordagem que se concentra na exploração dos pensamentos, sentimentos e experiências de um indivíduo, sem a necessidade de fornecer orientações diretas. Em vez disso, o terapeuta atua como um facilitador, ajudando o paciente a ganhar uma compreensão mais profunda de suas próprias experiências e perspectivas.
No contexto dos distúrbios alimentares e transtornos de imagem corporal, essa é uma das opções de abordagens que podem ser utilizadas. A terapia reflexiva oferece um espaço seguro para que os pacientes examinem suas relações com o corpo, com a alimentação e as questões subjacentes que podem estar contribuindo para esses distúrbios.
Isso pode, por sua vez, facilitar mudanças sustentáveis e promover uma relação mais saudável com o corpo e a alimentação.
Quais dicas são importantes para escolher um profissional ou uma abordagem de terapia?
Aqui estão algumas dicas para ajudar na escolha de um profissional de terapia para você:
- Verifique as credenciais: Certifique-se de que o terapeuta possua um registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Isso garante que ele tenha a formação em psicologia;
- Faça uma pesquisa: Busque referências, leia avaliações e confira outras informações sobre a formação do profissional, verificando suas especializações e temas com os quais trabalha, por exemplo. Isso Ajuda a conhecer a reputação do psicólogo e saber se ele tem experiência ou estudos sobre distúrbios alimentares e transtornos de imagem corporal;
- Pergunte sobre a abordagem: Converse com o terapeuta sobre a abordagem reflexiva e como ela funciona. Tire suas dúvidas sobre o assunto;
- Outras considerações: Às vezes, pode levar um tempo para ajustar-se à terapia. Você pode fazer um tempo de terapia para verificar como se sente e se adaptar. Se necessário, você pode conhecer outras abordagens e profissionais.
A “Terapia Reflexiva” é uma das opções de abordagem terapêutica para transtornos alimentares e distúrbios de imagem corporal. A escolha deve ser pessoal.
Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Para agendar uma sessão experimental, você pode entrar em contato pelo WhatsApp!
Preencha o formulário e agende sua consulta
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Betine Daniachi Psicóloga especialista na área de Casal e FamíliaFormada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Terapia Psicomotora e na área de Casal e Família
CRP4061