A psicologia é uma ciência vasta, que conta com diversas abordagens, entre elas, a sistêmica. A terapia individual sistêmica trabalha com foco no sujeito relacional e na construção e aprendizagem mútua que ocorre na relação terapêutica. Com uma escuta qualificada e acolhedora, o psicólogo sistêmico oferece um espaço de igualdade e enriquecimento de perspectivas. Saiba mais!
Na abordagem sistêmica, todas as questões são vistas como o funcionamento de um sistema, o que significa que os elementos se influenciam mutuamente e também são influenciados uns pelos outros. O sujeito relacional está presente dentro dessa perspectiva, como um ser que se constrói continuamente na relação.
A ideia é que o conhecimento e as visões de mundo que temos não são recebidas passivamente pelos sentidos. Na verdade, você participa de forma muito ativa na construção dessas ideias.
A aprendizagem, o conhecimento são construídos nas trocas sociais, podem ser reformulados, podem ser reformados. Isso significa um grande campo de abertura de intervenção. E indica também que a postura do terapeuta é diferente, ou seja ele constroi com você. A terapia é um trabalho conjunto e o psicólogo é um facilitador, um aliado que atua de forma acolhedora, próxima e com uma escuta qualificada.
O olhar sistêmico é muito recorrente na terapia de família, mas ele também pode ser muito enriquecedor na terapia individual. A ideia é que a visão de sistema pode se transpor também para o indivíduo.
Se é nas trocas sociais que ocorre o aprendizado e a construção de conhecimento, por que o cliente é atendido sozinho? Ora, ele está em uma relação social com o psicólogo na terapia, mantendo um diálogo terapêutico. Na abordagem sistêmica, o terapeuta está no mesmo nível que você, não há siglas e rótulos.
Além disso, a ideia é uma construção conjunta. Você aprende nesse processo. E o terapeuta também aprende com você. É uma trajetória em que você pode lidar com suas dificuldades, refletir, repensar, afirmar o que você acredita, rever ideias e você não faz esse processo sozinho, o terapeuta está ali para te ajudar.
Prepare-se. Escolher a terapia individual sistêmica significa que haverá muito trabalho pela frente. Um trabalho rumo a novas possibilidades, à ampliação de perspectivas e a construção de novos caminhos para uma vida mais satisfatória. Entre em contato com a terapeuta Betine e agende a sua sessão!