A relação entre a Terapia Sistêmica e a Terapia Cognitivo-comportamental

Terapia Cognitivo-comportamental

A Terapia Sistêmica e a Terapia Cognitivo-Comportamental são duas abordagens terapêuticas que, apesar de possuírem fundamentos e metodologias distintas, podem se complementar no tratamento de Diferentes demandas, promovendo mudanças positivas na vida dos clientes. Hoje você vai conhecer a relação entre essas abordagens, compreendendo como elas podem se complementar. Tenha uma boa leitura!

O que é a Terapia Sistêmica?

A Terapia Sistêmica é uma abordagem que busca compreender e intervir nos problemas humanos considerando as relações e interações entre os indivíduos e o sistema no qual estão inseridos. Ela parte do pressuposto de que somos influenciados pelas nossas relações familiares, sociais e culturais, e que esses sistemas têm um impacto significativo em nossa saúde emocional e comportamental. 

O terapeuta sistêmico trabalha com os clientes de forma colaborativa, identificando padrões disfuncionais, promovendo a comunicação e a compreensão, e facilitando a mudança para uma maior harmonia e bem-estar nos sistemas e relações.

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica baseada na compreensão de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interconectados e influenciam-se mutuamente. O foco principal da TCC é identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos problemáticos que contribuem para dificuldades emocionais, entre outras demandas psicológicas. 

A terapia utiliza técnicas específicas, como a reestruturação cognitiva e o treinamento de habilidades comportamentais, para promover mudanças positivas. A TCC é uma abordagem breve e orientada para a resolução de problemas, ajudando os indivíduos a desenvolverem estratégias eficazes para lidar com seus desafios e melhorar sua qualidade de vida.

Qual a relação entre a Terapia Sistêmica e a Terapia Cognitivo-Comportamental?

Existem alguns pontos de conexão e complementaridade entre a Terapia Sistêmica e a Terapia Cognitivo-Comportamental, o que pode ser aplicado em alguns casos, de acordo com a demanda do paciente e a percepção do terapeuta. Confira alguns desses aspectos!

Identificação de sistemas de crenças

A Terapia Sistêmica enfoca as relações e interações entre os indivíduos e seu ambiente social, considerando que somos influenciados pelos sistemas nos quais estamos inseridos, como a família, a comunidade e a cultura. A TCC, por sua vez, concentra-se na identificação e modificação de padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos problemáticos.

Uma maneira pela qual essas abordagens podem se complementar é através da identificação dos sistemas de crenças subjacentes aos pensamentos disfuncionais. A Terapia Sistêmica pode ajudar a compreender como os sistemas relacionais e contextuais influenciam a formação dessas crenças, enquanto a TCC oferece técnicas específicas para desafiar e reestruturar essas crenças distorcidas.

Abordagem das relações interpessoais

A Terapia Sistêmica pode contribuir para a TCC ao explorar as relações interpessoais e os padrões de comunicação disfuncionais que podem perpetuar os problemas. A TCC pode então trabalhar com o cliente para desenvolver estratégias comportamentais mais saudáveis e eficazes de interação social.

Foco na resolução de problemas

Ambas as abordagens também compartilham uma perspectiva orientada para a resolução de problemas e o estabelecimento de metas específicas de tratamento. Elas encorajam o cliente a desafiar seus pensamentos e comportamentos disfuncionais, a fim de promover mudanças positivas e alcançar um maior bem-estar emocional.

É importante ressaltar que a escolha entre a “TERAPIA SISTÈMICA E A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL” depende das necessidades e preferências do cliente, bem como da natureza dos problemas apresentados. Em muitos casos, uma abordagem integrativa que combine elementos de ambas as terapias pode ser benéfica, proporcionando uma abordagem mais abrangente e personalizada.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto. Não deixe de fazer uma sessão inicial de terapia para descobrir como funciona esse trabalho! Entre em contato e agende sua consulta na nossa clínica.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Enviando...

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Betine Daniachi Psicóloga especialista na área de Casal e Família

Formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Terapia Psicomotora e na área de Casal e Família
CRP4061

Endereço

Rua Rosa e Silva 154 - Higienópolis - SP

Responsável Técnica

Betine Daniachi - CRP4061

Telefones